quarta-feira, 30 de março de 2016

Tudo sobre equitação - Modalidades II

Oláá,

Hoje trago-vos a continuação das modalidades de equitação (este post vai estar dividido em 3 partes para não ficar muito grande)!

Espero que gostem!!

O hipismo nos Jogos Paraolímpicos

Nos Jogos Paraolímpicos, o hipismo é apenas representado pela modalidade de dressage ou adestramento. Esta prova reúne homens e mulheres na mesma competição e divide-os em quatro categorias distintas de acordo com o grau de paralisia ou deficiência visual que apresentem. Nesta competição, a pista da prova é modificada para oferecer uma maior segurança a todos os conjuntos.

O enduro equestre

O enduro equestre é uma prova de longa distância, entre 80 e 160 quilómetros, que é disputada em etapas, também conhecidas como “anéis”. Nesta prova, a condição física do animal é muito importante e, como tal, o cavaleiro deve ter muitos cuidados com o cavalo, principalmente com os seus cascos. No final de cada etapa (entre 15 a 40 quilómetros) existem locais de paragem específicos para que os cavalos e os cavaleiros recuperem fisicamente. O conjunto vencedor é aquele que cruzar a linha da meta com o melhor tempo possível.

O volteio

O volteio é uma prova que consiste na execução de movimentos (livres e obrigatórios) da Ginástica Artística em cima de um cavalo em movimento. Alguns dos movimentos mais conhecidos são: levantar os braços e as pernas, ajoelhar-se em cima do cavalo, colocar-se em pé no cavalo, etc. Existem competições individuais, em duplas e em equipas e a pontuação é atribuída conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança e integração do volteador com o animal.




Beijinhos
Sara Silva

quarta-feira, 23 de março de 2016

Tudo sobre equitação - Modalidades I

Oláá,

Hoje vim mostrar-vos as modalidades de equitação (este post vai estar dividido em 3 partes para não ficar muito grande)!

Espero que gostem!!


Dressage ou Adestramento

Nas provas de dressage ou adestramento, todos os conjuntos (cavalo e cavaleiro) deverão realizar uma série de movimentos específicos, conhecidos como “figuras”, de diferentes graus de dificuldade. O objetivo principal desta modalidade passa por fazer movimentos com a máxima perfeição para que, posteriormente, os júris avaliem, numa escala de 0 a 10, a disciplina, a elegância, a prontidão e a sintonia de cada conjunto.

Salto

O salto é a modalidade mais conhecida do hipismo. A sua prova consiste na realização de um percurso de obstáculos, cerca de 15 a 20, numa pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos varia entre os 0,40 e 1,65 metros, dependendo da categoria dos cavaleiros. As provas têm, em média, a duração de 1 minuto e 30 segundos e o vencedor é o cavaleiro que completar o percurso mais rapidamente e com o menor número de faltas. As principais faltas são:
  • Derrubar um obstáculo
  • Desviar-se de um obstáculo
  • Recuar antes de dar um salto
  • Ultrapassar o tempo
  • Enganar-se no percurso
  • Cair do cavalo

Concurso Completo de Equitação (CCE)

O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma combinação de modalidades de dressage ou adestramento, saltos e provas de fundo. Esta última é uma etapa que pode ser subdividida em percursos e caminhos, corrida de obstáculos e cross-country com obstáculos naturais. O CCE é uma modalidade completa que é disputada em campos e as competições duram três dias seguidos. O conjunto que mostrar mais habilidades e somar menos pontos negativos no final das três fases é o vencedor da competição.




Beijinhos
Sara Silva

quarta-feira, 16 de março de 2016

Tudo sobre equitação - Tipos de pelagem

Oláá,

Hoje vim mostrar-vos os vários tipos de pelagem nos cavalos!
Espero que gostem!

Alazão - Quando tem manchas mais claras e arredondadas.
Resultado de imagem para alazao









Branco - Quando há uma despigmentação congênita, inteira ou parcial, das pestanas e da íris. A sua pelagem tem reflexos rosados e é sensível ao sol.
Resultado de imagem para alazao








Baia – Pelagem creme amarelada, com brilho e bastante variações. Conhecida como a cor do trigo maduro.
Resultado de imagem para cavalo baio








Colorada – Pelagem de capa e pêlos vermelhos, podendo ter alguns pêlos pretos e manchas brancas nos membros e na cabeça.
Resultado de imagem para cavalo colorado








Gateada – pelagem de muitas variações. Apresenta predomínio do amarelo mais escuro que o baio, e uma linha escura da cernelha até à rabada.
Resultado de imagem para cavalo gateado








Lobuna – pelagem que lembra pêlo de rato, cor de cinza. Apresenta uma linha escura da cernelha até à rabada.
Resultado de imagem para cavalo lobuno








Moura – pelagem de capa preta com difusão de pêlos brancos. Tem cabeça, patas, crinas e rebada negras.
Resultado de imagem para cavalo mouro








Oveira – apresenta manchas brancas assimétricas, espalhadas por todo o corpo.
Resultado de imagem para cavalo oveira










Picaça – a base é a preta, mas apresenta partes significaticas de branco através de mancha branca na cabeça, e pelo menos, uma das patas também branca.
Resultado de imagem para cavalo picaço









Preta – pelagem toda preta. Alguns cavalos apresentam pequena estrela na cabeça.
Resultado de imagem para cavalo preto









Rosilha – pelagem de capa avermelhada, com mistura de pêlos brancos espaços que não chegam a formar manchas específicas.
Resultado de imagem para cavalo rosilha´







Tobiana – pelagem que apresenta manchas completamente brancas, de diferentes formatos.
Resultado de imagem para cavalo tobiano








Tordilha – pelagem que se divide entre pêlos brancos e pretos, que tendem a clarear com o desenvolvimento do animal.
Resultado de imagem para cavalo tordilho








Tostada – pelagem de um amarelo muito escuro, puxando para o vermelho que pode ser comparada com a cor do café torrado.
Resultado de imagem para cavalo tostada









Zaina – pelagem castanha avermelhada escura com alguns pêlos pretos, lembrando muito a cor do pinhão.
Resultado de imagem para cavalo zaina







Beijinhos 
Sara Silva